A última quinzena de setembro é dedicada a conscientização sobre o trânsito no Brasil. O Dia Nacional do Trânsito, celebrado em 25 de setembro alerta a importância da responsabilidade e os cuidados dos motoristas e pedestres na mobilidade urbana.
A data foi escolhida por ser o mesmo dia em que se promulgou, por meio da lei nº 9.503, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) no ano de 1997. A lei surgiu para aumentar o rigor nas fiscalizações das vias de tráfego do Brasil e para substituir a lei antiga, datada de 1966. O objetivo primordial era diminuir o número de acidentes no país.
Todos os órgãos que compõe o Sistema Nacional de Trânsito são convocados a participar de ações que mobilizem a sociedade. O tema definido, pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), para o ano de 2019 é "NO TRÂNSITO, O SENTIDO É A VIDA".
A ideia é envolver diretamente a sociedade nas ações e propor uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. Trata-se de um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro.
Campanha "Quem Faz o Trânsito Sou Eu"
O cenário do trânsito atual não é nada animador. Segundo dados do Ministério da Saúde morrem por ano mais de 35 mil brasileiros vítimas de acidentes. Este número, porém, pode ser muito maior, pois são contabilizados apenas aqueles que morrem no local do acidente. Especialistas estimam que esse número chegue a 50 mil brasileiros mortos no trânsito. A dor maior é das famílias que perdem parentes ou que têm que conviver com vítimas que ficam com sequelas graves.
Para mudar esta realidade ou pelo menos amenizá-la, a sociedade deve ser mobilizada, começando pelos órgãos que têm responsabilidade direta sobre o trânsito e estendendo-se para todos os cidadãos. Com base nessa afirmação, o Portal do Trânsito criou a Campanha "Quem Faz o Trânsito Sou Eu", lançada na Semana Nacional de Trânsito de 2014.
O objetivo da campanha é mostrar que é possível mudar a realidade trágica do nosso trânsito, basta olhar para si mesmo e transformar pequenas atitudes no dia a dia erradicando comportamentos que levem a situações de risco.
Fonte: https://portaldotransito.com.br/educacao/semana-nacional-de-transito/setembro-e-o-mes-da-semana-nacional-de-transito/